top of page
  • Foto do escritorFabio

O tamanho da antena da coleira importa?


As coleiras que chegam aqui na Bravo GPS para manutenção tem antenas de tamanhos diferentes. Nos testes que elaboramos para testar os equipamentos, que são realizados a 500m de distância, parecia não importar o tamanho da antena, pois todas funcionavam da mesma forma. 

Então veio a pergunta: "O tamanho da antena da coleira importa?

E a resposta é sim!

E é uma diferença significativa.

Existem 3 tamanhos de antena para as coleiras da Garmin que batizei de forma bem criativa de Antena curta, Antena média e Antena longa.

Peguei 3 colares T5 recém recondicionados com peças novas e funcionando de acordo com os padrões e instalei em cada um deles uma antena de cada tamanho. Carreguei as baterias e fiz o teste para ver até onde eu pegaria o sinal das coleiras. Liguei as coleiras e as deixei em um lugar á céu  aberto a uma distância de 30 cm uma da outra. 

Cadastrei as coleiras no meu Alpha 100 e instalei uma antena telescópica nele para ter um alcance melhor. As antenas originais, mesmo a longa, tem um alcance limitado em regiões com muitos morros (que é o meu caso). Fui me afastando das coleiras até ver onde eu perderia o sinal. E o resultado foi o seguinte:


Antena curta

Após cerca de 1km perdeu o sinal.


Antena media

Após 2 km perdeu o sinal


Antena longa

Funcionava estável a 4km de distância.

É lógico que as distâncias acima não servem como referência para o alcance real do equipamento, os resultados serão muito melhores em regiões mais planas, podendo chegar aos 10km conforme consta no manual da Garmin.

Mas para mim foi o suficiente.

Mas então, se a longa é melhor porque não usar só a longa? 

Dependendo do porte do seu cão, a antena longa só irá atrapalhar. Ele pode pisar a antena e tropeçar nela durante a corrida. 

Eu recomendo que você faça o teste no seu cão. Se a ponta da antena estiver tocando o chão eu recomendo que você monte um tamanho menor.


319 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page