As coleiras que chegam aqui na Bravo GPS para manutenção tem antenas de tamanhos diferentes. Nos testes que elaboramos para testar os equipamentos, que são realizados a 500m de distância, parecia não importar o tamanho da antena, pois todas funcionavam da mesma forma.
Então veio a pergunta: "O tamanho da antena da coleira importa?
E a resposta é sim!
E é uma diferença significativa.
Existem 3 tamanhos de antena para as coleiras da Garmin que batizei de forma bem criativa de Antena curta, Antena média e Antena longa.
Peguei 3 colares T5 recém recondicionados com peças novas e funcionando de acordo com os padrões e instalei em cada um deles uma antena de cada tamanho. Carreguei as baterias e fiz o teste para ver até onde eu pegaria o sinal das coleiras. Liguei as coleiras e as deixei em um lugar á céu aberto a uma distância de 30 cm uma da outra.
Cadastrei as coleiras no meu Alpha 100 e instalei uma antena telescópica nele para ter um alcance melhor. As antenas originais, mesmo a longa, tem um alcance limitado em regiões com muitos morros (que é o meu caso). Fui me afastando das coleiras até ver onde eu perderia o sinal. E o resultado foi o seguinte:
Antena curta
Após cerca de 1km perdeu o sinal.
Antena media
Após 2 km perdeu o sinal
Antena longa
Funcionava estável a 4km de distância.
É lógico que as distâncias acima não servem como referência para o alcance real do equipamento, os resultados serão muito melhores em regiões mais planas, podendo chegar aos 10km conforme consta no manual da Garmin.
Mas para mim foi o suficiente.
Mas então, se a longa é melhor porque não usar só a longa?
Dependendo do porte do seu cão, a antena longa só irá atrapalhar. Ele pode pisar a antena e tropeçar nela durante a corrida.
Eu recomendo que você faça o teste no seu cão. Se a ponta da antena estiver tocando o chão eu recomendo que você monte um tamanho menor.